Editoras do Cordel #3 - Queima-Bucha


Editora Queima-Bucha ( Fonte: Acervo Queima Bucha )

A editora Queima-Bucha foi fundada em 1985, pelo poeta e editor Gustavo Luz, que desde sua infância já tinha contato com os folhetos de cordel, pois seu pai, Raimundo Nonato Luz, foi tipografo na cidade de Mossoró no inicio da década de 1950.

Gustavo Luz conta que no final dos anos 60, ele fez um pequeno livro em formato de folheto, com o título Minhas Poesias, que reunia seus poemas da escola. Em 1983 editou seu primeiro livro de poemas Chuvas de Palavras, e logo após fazer o livro, apareceram escritores procurando-o para imprimir livros. E assim, Gustavo começou a editar livros, mas sem um selo editorial, foi então que em 1985, juntamente com o xilógrafo e artista plástico Gilvan Lopes, lançou um livro de xilogravuras e poemas e resolveu pegar o nome Queima-Bucha do romance Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa: “Como em relance corri cálculo, de quantos tiros eu tinha para à queima-bucha dar...”.

“Então a editora não foi criada, ela nasceu sem eu perceber o que estava fazendo de verdade. Quando menos percebi ela já estava pronta.” conta Gustavo Luz.

Com quase 30 anos de sua fundação a Queima-Bucha é hoje referência na produção de folhetos de cordel no nordeste. De acordo com seu fundador, a editora já publicou mais de 500 títulos diferentes de cordel. Seu catálogo de publicações é vasto, além dos folhetos, há poemas, romances, contos, livros religiosos, livros de história, memórias etc.

É interessante apontar que a Queima-Bucha continua mantendo a tradição das capas de cordéis, o formato e as ilustrações seguem o modelo tradicional que fez sucesso nos folhetos de cordel das décadas de 1940 e 1950. Na imagem abaixo é possível ver alguns dos folhetos publicados pela editora, que possuem capas em xilogravura, fotografia e também com a ajuda da computação gráfica.

Cordéis da Queima-Bucha (Fonte: Acervo Queima Bucha) 

Importantes poetas já passaram pela editora, dentre eles: Antônio Francisco, Arievaldo Viana, Gonçalo Ferreira da Silva, Medeiros Braga, Luís Campos, José Ribamar, Concriz, Rouxinol do Rinaré, Crispiniano Neto, J. Victor, Stélio Torquato Lima, Kydelmir Dantas, Neto Braga, João Serrania e muitos outros.

Dentre os livros publicados, vamos destacar dois, o primeiro é a antologia Cem Cordéis Históricos Segundo a Academia Brasileira de Literatura de Cordel que consiste na publicação na íntegra de 100 títulos raros de cordel de 41 autores diferentes, compreendendo entre meados do século XIX à segunda metade do século XX, num total de 568 páginas. O segundo é o livro O Que é Cordel na Literatura Popular de Franklin Maxado, que é uma obra fundamental para os estudiosos sobre a história da literatura de cordel.

Capa do Livro O Que é Cordel de Franklin Maxado
(Fonte: Acervo Queima Bucha)

Os cordéis da editora podem ser adquiridos acessando o seu site.

Mais informações:
Editora Queima Bucha
Rua Jerônimo Rosado, 271, Centro, Mossoró RN - CEP: 59610-020
Fone: (84) 3314-2018
Email queimabucha@gmail.com
http://www.queimabucha.com

Fontes:
Gazeta do Oeste
O Mossoroense
ABLC

Como citar essa postagem: 
MEMÓRIAS DO CORDEL. Editoras do Cordel #3 - Queima-Bucha. Disponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com/2013/04/editoras-do-cordel-3-queima-bucha.html>. Acesso em: dia Mês Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário