Clássicos do Cordel #3 - Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho

Capa do folheto publicado em 1973 pela Tipografia
São Francisco (Fonte: www.casaruibarbosa.gov.br)

Seguindo a nossa série de postagens sobre os clássicos da literatura de cordel, apresentamos nessa semana “Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho” do poeta Firmino Teixeira do Amaral.

Título:
Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho

Autor:
Firmino Teixeira do Amaral

Sinopse:
Escrito por volta do início da década de 1910, Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho é uma história fictícia criada pelo poeta piauiense Firmino Teixeira do Amaral. A história se desenrola na localidade de Varzinha no Piauí, onde Cego Aderaldo é convidado para cantar. Chegando lá, o dono o desafia a duelar com Zé Pretinho. É nessa peleja que há o famoso mote “Quem a paca cara compra, paca a cara pagará”, cantado por Cego Aderaldo.

O duelo entre os dois cantadores é bem ríspido, Zé Pretinho desde o início ataca Cego Aderaldo com inúmeros chingamentos, só depois de inúmeros ataques é que Aderaldo resolve contra atacar. É interessante observar nesse cordel, a forma como os dois cantadores se agridem verbalmente. Zé Pretinho profere versos preconceituosos como:
Cego, creio que tu és
Da raça do sapo sunga
Cego não adora a Deus
O Deus de cego é calunga
Aonde os homens conversam
O cego chega e resmunga.
Cego Aderaldo em um dos seus versos também profere palavras preconceituosas:
Esse negro foi escravo
Por isso é tão positivo
Quer ser na sala de branco
Exagerado e ativo
Negro da canela seca
Todo ele foi cativo
A peleja entre esses dois cantadores reflete o comportamento da sociedade da época (primeiras décadas do século XX), onde o preconceito a negros, mestiços, deficientes, cegos, era recorrente. Um cordel como esse, se fosse escrito nos dias de hoje, causaria uma grande polêmica!

Abaixo segue outra versão da capa, publicada também pela Tipografia São Francisco em 1955, interessante observar que o nome do autor foi atribuído equivocadamente à João Martins de Athayde.
 
 Outra versão da capa publicada em 1955
(Fonte: www.casaruibarbosa.gov.br)

Mais informações: 
Mugango
Varneci Cordel

Como citar essa postagem: 
MEMÓRIAS DO CORDEL. Clássicos do Cordel #3 - Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho. Diponível em: <http://www.memoriasdocordel.com.br/2014/02/classicos-do-cordel-3-peleja-do-cego.html>. Acesso em: dia Mês Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário