Cidades do Cordel #5 - Teixeira

Cidade de Teixeira/PB (Fonte: Wikimapia)

Teixeira é uma cidade localizada no estado da Paraíba, mais precisamente, na microrregião da Serra do Teixeira e fica distante 320 km da capital João Pessoa. De acordo com o último senso do IBGE (2010), a cidade possui uma população estimada em 14.153 habitantes.

A região tem um grande potencial para o ecoturismo, podemos destacar o Pico do Jabre, pico mais alto da Paraíba, que fica apenas 15 km de Teixeira; a Pedra do Tendó, uma formação rochosa de aproximadamente 800 metros de altitude, de onde é possível observar grande parte do sertão paraibano; A cachoeira "Poço da Besta” e a Pedra do Talhado.

Além da vocação para o Ecoturismo, Teixeira também se destaca como sendo o “Berço da Cantoria”.
A expressão cantoria é a junção que surge dos versos feitos na hora, repentinos, ‘de repente’ e, com o repentino cantar de tais versos, estes já são acompanhados ao som inconfundível das violas de bocas, instrumentos intrínsecos aos cantadores repentistas.
Diamante Online
Acredita-se que a cantoria surgiu no Sertão da Paraíba no final do século XVIII e início do século XIX, na região da serra do Teixeira. Inúmeros foram os cantadores e repentistas (Poeta-cantador) que se destacaram na cidade. Agostinho Nunes da Costa “O velho” (1797-1852) e seus filhos Antônio Ugolino Nunes da Costa (s/d), Ugolino do Sabugi (1832-1895) e Nicandro Nunes da Costa (1829-1918) foram os primeiros a fazer cantoria na região.

Zé Limeira foi o mais famoso cantador de Teixeira, chamado de “o mais mitológico dentre todos os repentistas surgidos no Brasil” e “o maior poeta surrealista do mundo”, o teixeirense nascido no sítio Tauá, foi alvo de estudos em universidades da França (berço do surrealismo), além do talento na poesia e no repente, Zé Limeira chamava atenção por seus trajes aberrantes e seu matulão. Sua história é muito rica e será mais detalhada em breve numa postagem individual sobre ele.

Outros cantadores teixeirenses de destaque são: Germano Alves de Araújo Leitão, o Germano da Lagoa (1842-1904); Bernardo Nogueira (1832-1895), de quem Câmara Cascudo descreveu como “Violeiro afamado, repentista invencível, mestre-de-armas sertanejo, jogando bem espada e cacete, era mais inteligente que letrado.” e Francisco Romano Caluête (1840-1891), o Romano da Mãe d’Água considerado o maior cantador de seu tempo e famoso por suas pelejas com Inácio da Catingueira.

Pode ser que alguns de nossos leitores estranhem a classificação de Teixeira como "cidade do cordel", mas acredito que essas duas artes estão atreladas e tivemos vários poetas que também foram cantadores como foi o caso de Silvino Pirauá e João Melchíades.

Mais informações:
Wikipedia
Cultura Popular, Etc
Diamante Online

Como citar essa postagem:
MEMÓRIAS DO CORDEL. Cidades do Cordel #5 - Teixeira. Diponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com/2014/01/cidades-do-cordel-5-teixeira.html>. Acesso em: dia Mês Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário