Cordeltecas #8 - Acervo Maria Alice Amorim

Acervo Maria Alice Amorim (Fonte: Ciberteca de Cordel)

O Acervo Maria Alice Amorim é composto de folhetos, almanaques e folhas volantes. A coleção de folhas volantes é composta de: novenas, canções, orações e poemas. As informações apresentadas aqui foram retiradas do site do acervo.

A coleção de cordéis de Maria Alice Amorim teve início a partir da década de 1980, vindo a ganhar consistência na década de 1990 com a aquisição de folhetos doados pelo poeta Pedro Américo de Farias; do cordelista, editor e xilógrafo Marcelo Soares, e nos anos 2000, quando foi criada no Recife uma grande feira anual de artesanato que contava com a presença de autores e editores de cordel de toda a região.

Maria Alice Amorim nasceu em Juazeiro/BA e cresceu em Petrolina/PE. Com formação em Psicologia, Jornalismo e mestrado em Comunicação e Semiótica, essa baiana tem uma grande paixão pela cultura popular nordestina, principalmente a literatura de cordel.

O acervo da instituição conta mais de 7300 folhetos de cordel, que são catalogados sob as normas da ABNT, com informações como: autor, título, editora, local, ano, nº de páginas e artista da capa. Os folhetos podem ser acessados através de link no final da postagem, para visualizá-los por completo, é necessária a visita presencial na Fundação Joaquim Nabuco, localizada em Recife-PE.

Mais informações: 
Acervo Maria Alice Amorim
Fundação Joaquim Nabuco: Av. Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte
Recife-PE
Fone: (81) 3073-6363
http://www.cibertecadecordel.com.br

Como citar essa postagem: 
MEMÓRIAS DO CORDEL. Cordeltecas #8 - Acervo Maria Alice Amorim. Diponível em: <http://www.memoriasdocordel.com.br/2014/05/cordeltecas-7-acervo-maria-alice-amorim.html>. Acesso em: dia Mês Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário