Cordéis do Mundo #2 - Colportage

Capa do colportage: Pierre de Provence Et La Belle Maguelone
(Fonte: Everardo Ramos)
De la fin du XVIe siècle à la fin du XIXe siècle, de la France des rois Bourbon à la Troisième République, pendant près de trois siècles, la Bibliothèque bleue a constitué, pour la majorité de la population, le moyen le plus commun d'accéder à la culture écrite.
(ROCHE, 1982)

Traduzindo: Desde o final do século XVI até o final do século XIX, da França dos reis Bourbon à Terceira República, por quase três séculos, a Biblioteca Azul tem sido para a maioria da população, o meio mais comum de acesso à cultura escrita.
De acordo com Marc Soriano (2013) o Colportage ou "Bibliothèque Bleue", apareceu na França a partir de 1602. O impressor da cidade de Troyes (condado de Champagne) Nicolas Oudot, foi quem começou a produzir os livretos, reutilizando os clichês de madeira e os tipos utilizados nas fábricas locais.

De acordo com Daniel Roche (1982), a maior parte da produção de livros azuis foi desenvolvida em oficinas na cidade de Troyes. No final do século XVIII, foram identificadas mais de cento e cinquenta impressoras e setenta centros de produção.

A denominação colportage se deu pela forma como os folhetos eram vendidos, não achei uma tradução literal para o termo, mas acredito que “colportage” vem da palavra “colporteur” que significa mascate, vendedores de rua. Já a denominação "bibliothèque bleue" foi dada em razão da grande variedade de livros de colportage (abrangiam além da poesia, a vida dos santos, orações, hinos, novelas, sátiras, contos de fadas, almanaques, dentre outros) e que todos eles tinham em comum a cor do papel que era um cinza azulado.

Além da capa azulada, os colportages se caracterizavam pelo formato pequeno (10 a 20 cm), o layout apertado, a impressão de baixa qualidade e as ilustrações em xilogravura (recicladas da indústria local). Muitos livretos também não apresentavam menção de autor, data de publicação e local de publicação, o que dificultou a catalogação de muitos deles.

Capa do colportage Histoire De La Belle Heleine de Constantinople
(Fonte: Everardo Ramos)

Assim como aconteceu no Brasil e na Espanha, os colportages também eram declamados em voz alta pelos vendedores ambulantes, que tiveram vital importância na difusão desses livretos pelo território francês.

Os temas eram os mais diversificados, merecendo destaque os romances de cavalaria como: Huon de Bordeaux, História de quatro Aymon filho, les Conquêtes de Charlemagne (as conquistas de Carlos Magno) e l'Histoire de Jean de Paris. Ducray-Dumenil foi um dos principais escritores de colportage com obras clássicas como: Victor ou l'Enfant de la forêt, Cœlina, le Petit Orphelin du hameau, Paul ou la Ferme abandonnée, les Cinquante Francs de Jeannette, Petit Jacques et Georgette, le Petit Carillonneur e Lolotte et Fanfan.

De acordo com texto publicado no site Larousse, a literatura de colportage começou a entrar em decadência a partir de 1840, época em que começaram a ser publicadas novelas em jornais, o que fez com que o público consumidor de colportage, deixasse de adquirir gradativamente os livretos. Os últimos vendedores ambulantes de colportage trabalharam até a década de 1930.

Para conhecimentos mais aprofundados sobre o colportage, indico o livro La Bibliothèque bleue: littérature populaire en France du XVIIe au XIXe siècleprésentée de Geneviève Bollème e a obra Histoire des livres populaires ou de las littérature du colportage depuis le XV siècle (1854) que pode ser baixada clicando aqui.

Mais informações: 
DEBLOCK, Geneviève. Impressions populaires: La collection de livrets conservée au MuCEM et la diffusion des savoirs par les livres de colportage (XVIIe-XIXesiècles), Documents pour l'histoire des techniques [En ligne], 16 | 2e semestre 2008, mis en ligne le 04 octobre 2010, consulté le 30 août 2013. Disponível em: <http://dht.revues.org/677>. Acesso em 24 Ago 2013.
ROCHE, Daniel. In: CHARTIER, Roger. Figures de la gueuserie. Paris: Montalba, 1982.
SORIANO, Marc. Colportage Littérature de. Disponível em: <http://www.universalis.fr/encyclopedie/litterature-de-colportage/>. Acesso em 26 Ago 2013.

Bibliomab : Le Monde Autour Des Livres Anciens Et Des Bibliothèques
Encyclopédie Larousse
Everardo Ramos
Historisches Lexikon der Schweiz

Como citar essa postagem: 
MEMÓRIAS DO CORDEL. Cordéis do Mundo #2 - Colportage. Diponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com/2013/09/cordeis-do-mundo-2-colportage.html>. Acesso em: dia Mês Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário