Coleção Biblioteca de Cordel

 
Coleção Biblioteca de Cordel (Fonte: Acervo do Autor)

A Coleção Biblioteca de Cordel consiste em uma seleção feita por 50 estudiosos do Brasil e do exterior que escolheram 50 poetas populares de destaque e preparam um estudo introdutório para cada um, seguido por uma antologia dos poemas mais representativos, o objetivo da coleção é homenagear e difundir a literatura de cordel brasileira, ainda em boa parte desconhecida do grande público.

São 50 livros, cada um sobre um poeta de cordel, a seleção abrange todo o Brasil e vai desde os pioneiros como Leandro Gomes de Barros e João Martins de Athayde, até os contemporâneos Klévisson Viana e Rouxinol do Rinaré.
 “Acreditamos, assim, colaborar para tornar mais bem conhecidos, no Brasil e afora, alguns dos mais relevantes e autênticos representantes da cultura brasileira.
Essas são as palavras do professor e escritor Joseph M. Luyten (1941-2006) que foi o responsável pela organização da coleção e quem coordenou o projeto entre 2000-2006.

Os livros da coleção possuem um formato que facilita o seu manuseio e deslocamento (11x 16 cm), o número de páginas é em torno de 150 e custam em média R$ 22,00. Vale destacar o projeto gráfico das obras, onde cada uma vem com uma xilogravura diferente na capa e com cores vivas de fundo. Os exemplares podem ser adquiridos no site da Editora Hedra, no Submarino, Americanas e Livraria Cultura.

Não consegui catalogar todos os 50 livros, talvez não tenham sido todos lançados ainda, tentei entrar em contato com a Hedra para saber se eles tinham uma lista com todos os títulos e não obtive resposta, segue então os 30 títulos que pude catalogar:

Livros da Coleção
Chico Traíra
Cuíca de Santo Amaro
Expedito Sebastião da Silva
Francisco das Chagas Batista
Franklin Maxado
Ignácio da Catingueira
J. Borges
João de Cristo Rei
João Martins de Athayde
José Francisco de Souza
José Gonçalves
José Honório
José Soares
Klévisson Viana
Leandro Gomes de Barros
Manoel Caboclo
Manoel Monteiro
Minelvino Francisco da Silva
Neco Martins
Oliveira de Panelas
Patativa do Assaré
Paulo Nunes Baptista
Raimundo Santa Helena
Rodolfo Coelho Cavalcanti
Rouxinol do Rinaré
Severino José
Téo Azevedo
Zé Melancia
Zé Saldanha
Zé Vicente

Como citar essa postagem: 
MEMÓRIAS DO CORDEL. Coleção Biblioteca de Cordel. Disponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com/2013/03/colecao-biblioteca-de-cordel.html>. Acesso em: dia Mês Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário