Cidades do Cordel #1 - Juazeiro do Norte


Vista aérea de Juazeiro do Norte (Fonte: Wikipedia )

Juazeiro do Norte é um município do estado do Ceará, fundado em 22 de Julho de 1911. Está situado na região sul do estado a 514 km da capital Fortaleza. Sua população é de aproximadamente 250.000 habitantes, tornando-o o terceiro município mais populoso do estado. É uma cidade situada em um ponto estratégico na região nordeste, pois sua distância para as principais capitais da região: Fortaleza, Recife, Natal e João Pessoa, é praticamente a mesma, o que facilita o contato com as mesmas.

Distância de Juazeiro para algumas capitais do Nordeste
(Fonte: acervo do autor)

A cidade é famosa pelo culto religioso, foi lá onde viveu Padre Cícero, um dos responsáveis pela emancipação e independência da cidade. Além da importância política, Pe. Cícero é o personagem principal do episódio conhecido como o “milagre de Juazeiro”, quando em uma missa no ano de 1889 o Padre deu a hóstia sagrada à beata Maria de Araújo e a hóstia se transformou em sangue. Desde então, sua figura de Padre assumiu características místicas e passou a ser venerado pelo povo como um santo. A cidade conta também com uma estátua do padim (como é chamado pelos seus devotos) e recebe inúmeros romeiros de todo o Nordeste em busca dos milagres dos Pe. Cícero.

Estátua de Padre Cícero (Fonte: Wikipedia )
"Juazeiro é uma cidade de grande efervescência cultural. Pesquisa feita pela UFRJ em todo o país e divulgada em março de 2009, constatou que a cidade de Juazeiro do Norte é a maior em população envolvida em atividades culturais. Esse caldeirão de cultura, tem registrados junto a secretaria de cultura do estado, 72 grupos de cultura popular. Existem vários grupos folclóricos de reisado, maneiro-pau e malhação de Judas, entre outros."  (Fonte: WIKIPÉDIA)

Folclore de Juazeiro (Fonte: secultjua.webnode.com.br )

A literatura de cordel é um dos expoentes de sua cultura, a história da cidade está muito ligada a esse tipo de literatura. Desde o episódio do milagre de Pe. Cícero, que poetas começaram a escrever folhetos de cordel relatando tal fato e a misticidade de Juazeiro. Foi a patir da leitura desses folhetos que vários romeiros, atraídos pelas histórias dos poetas e os milagres do patriarca Pe. Cícero, partiram para a cidade em busca de uma vida melhor. Entre esses vários imigrantes, estava o alagoano José Bernardo da Silva, que chegou à cidade em 1926 acompanhado de sua esposa Ana Vicência de Arruda Silva e da filha de dois anos Maria José de Arruda Silva. José Bernardo foi um dos principais nomes da Literatura de Cordel. O alagoano foi o fundador da Tipografia São Francisco, uma das maiores editoras de cordel do Brasil, que produziu folhetos de 1932 a 1982 e os distribuía por todo o território nacional. (Para conhecer mais sobre a editora, clique aqui e acesse o nosso post que conta toda a história dessa editora).

Folheto de cordel produzido pela Tipografia São Francisco
(Fonte: Domínio Público )

Outra importante editora de cordel que passou pela cidade foi a Tipografia Casa dos Horóscopos, fundada pelo poeta Manoel Caboclo e que funcionou entre os anos de 1966 a 1996. A editora ficou famosa pela publicação do Almanaque O Juízo do Ano.

Capa do Almanaque O Juízo do Ano (Fonte: Acervo do Autor )

Além das editoras, passaram pela cidade importantes poetas, como: João do Cristo Rei e Expedito Sebastião da Silva. Atualmente Abraão Batista é um dos grandes expoentes dessa poesia popular. Além da poesia ele também se destaca na arte da xilogravura junto com Stênio Diniz, Francorli, José Lourenço, Cícero Lourenço, Hamurábi Batista, dentre outros. Além destes nomes atuais da xilogravura, passaram por Juazeiro grandes mestres da xilo, como Mestre Noza (postagem completa sobre ele aqui), Walderedo Gonçalves e Damásio Paulo.

Quem se interessa em pesquisa sobre cordel e xilogravura, Juazeiro é parada obrigatória, há inúmeros centros culturais e museus com acervos riquíssimos, abaixo seguem os dados de todos eles:

Memorial do Padre Cícero (Fonte: Wikipedia )

Memorial Padre Cícero
Recria a história de Juazeiro reunindo fotos, documentos e objetos históricos. Há também salas de exposição, auditório e uma biblioteca formada por centenas de livros e opúsculos editados sobre Padre Cícero, folhetos de literatura popular e antigos periódicos, como Jornal O Rebate.
Praça do Cinquentenário
(88) 3511-4487
http://www.facebook.com/BibliotecaDoMemorialPadreCicero

Centro Cultural BNB Cariri
Há 6 anos o Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri funciona como agente impulsionador da cultura, através da valorização das identidades locais, do trabalho de formação de plateias, promovendo acesso aos bens culturais a toda comunidade da caririense. O CCBNB oferece a seus visitantes uma variada programação diária e gratuita nas áreas de cinema, artes visuais, música, artes cênicas, literatura, história, patrimônio e atividades infantis.
Rua São Pedro, 337 - Centro
(88) 3512-2855
http://www.facebook.com/ccbnbcariri

Centro de Cultural Popular Mestre Noza 
Fundado em 1985 o Centro também é sede da Associação de Artesãos de Juazeiro do Norte. O centro reúne um acervo de obras em argila, madeira, palha de carnaúba, vidro, couro, zinco, além de cordéis, xilogravuras, instrumentos musicais e artesanatos utilitários.
Rua São Luís, 95 - Centro
(88) 3511-3133
http://www.facebook.com/pages/Mestre-Noza/440689286015942?ref=stream

Centro de Referência e Memória da Cidade de Juazeiro do Norte
O centro tem por objetivo a disseminação da cultura e história da região, o acervo inclui desde bibliografias, fotos, jornais, xilogravuras, cordéis, material em áudio e vídeo até esculturas de artistas como o Mestre Noza e documentos originais da cidade, como cartas do Padre Cícero.
Campus da UFC no Cariri
Avenida Tenente Raimundo Rocha, S/N - Cidade Universitária
(88) 3572.7200

Lira Nordestina
A Lira Nordestina é a antiga Tipografia São Francisco, ela recebeu esse nome na década de 1980 quando foi comprada pelo Governo do Estado do Ceará. Lá é possível ver o antigo maquinário da Tipografia e conhecer mais sobre sua história.
Campus Pirajá da URCA
Av. Castelo Branco, 150 - Bairro Romeirão

Museu Vivo do Padre Cícero
Misto de museu e casa de milagres, apresenta esculturas em cera de personalidades do município e peças depositadas por romeiros como representação de milagres.
Colina do Horto
(88) 3511.6006

Mais informações:
Diário do Nordeste
Fundação Joaquim Nabuco
Prefeitura de Juazeiro do Norte
Tour 360º no Memorial do Padre Cícero
Wikipédia

CARVALHO, Reinaldo Forte. Cordel, Almanaques e Horóscopos: E(ru)dição dos folhetos populares em Juazeiro do Norte-CE (1940 – 1960). Fortaleza, 2008. 127f. Dissertação (Mestrado História e Culturas) - Centro de Humanidades da Univesidade Estual do Ceará.
MELO, Rosilene Alves de. Almanaques de cordel: do fascínio da leitura para a feitura da
escritura, outro campo de pesquisas. Revista IEB, São Paulo, n.52, p. 107-122, set./mar. 2011.
MELO, Rosilene Alves de. Arcanos do Verso: Trajetórias da literatura de cordel. Fortaleza: 7 Letras, 2010.
OLIVEIRA, Amália Xavier de. O Padre Cícero que eu conheci: a verdadeira história de Juazeiro do Norte. 3.ed. Recife: FJN. Ed. Massangana, 1981.
PAIVA, Paulo. Memórias do cordel: O legado da Tipografia São Francisco para o design brasileiro. Pelotas, 2011. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico)  - Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. (Acesse o trabalho aqui)

Como citar essa postagem:
MEMÓRIAS DO CORDEL. Cidades do Cordel #1 - Juazeiro do Norte. Disponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com.br/2011/11/cidades-do-cordel-1-juazeiro-do-norte.html>. Acesso em: dia Mês Ano.