Cordeltecas #6 - Biblioteca Átila Almeida

Biblioteca Átila Almeida (Fonte: Biblioteca UEPB)

Seguindo a nossa série de postagens sobre os acervos de cordel, vamos falar hoje da Biblioteca Átila Almeida, detentora de mais de 18 mil folhetos de cordel, sendo assim, a detentora da maior coleção de cordel da América Latina.

A Biblioteca está localizada em Bodocongó, Campina Grande, funcionando no primeiro andar do prédio administrativo do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O nome Átila Almeida é uma homenagem ao professor Átila Augusto Freitas de Almeida, que lecionava na área das ciências exatas, Átila Almeida também era jornalista, pesquisador da cultura popular e folclorista. A literatura popular em verso era sua grande paixão, e ele chegou a publicar diversos livros na área de Folclore como o Dicionário Bio-bibliográfico de Repentistas e Poetas de Bancada (1978).

Professor Átila Augusto Freitas de Almeida (Fonte: Biblioteca UEPB)

Átila Almeida ao longo de sua vida constituiu um dos maiores acervos de cordéis do Nordeste, essa coleção de folhetos e outras importantes relíquias começaram já com o seu pai, o historiador Horácio de Almeida. De acordo com o site da UEPB:
"Átila Almeida colecionou 17.560 (dezessete mil, quinhentos e sessenta) títulos de obras, muitas de caráter raro, devido ao seu valor histórico e a sua singularidade; jornais que datam do Século XIX, que retratam a memória do Estado da Paraíba, e 9.992 (nove mil, novecentos e noventa e dois) títulos de cordel, com um total de 15.967 (quinze mil, novecentos e sessenta e sete) exemplares, considerado o maior acervo da América."
E foi de Átila Almeida que a UEPB adquiriu a maior parte do seu acervo de cordéis, quando o então Governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, comprou o acervo de Ruth Almeida (viúva de Átila) e doou à Universidade, que passou a ter total responsabilidade pela guarda, conservação e manutenção do acervo.

O professor e pesquisador Gilmar de Carvalho é outro personagem importante para a ampliação do acervo de cordéis da Biblioteca, em 2010, foram adquiridos mais de 4 mil cordéis da coleção pessoal do pesquisador.

O acervo de cordéis da Biblioteca pode ser consultado clicando aqui. Lá é possível pesquisar os folhetos por título, autor, assunto e ilustração da capa. Além dessas opções, são disponibilizadas de forma muito bem detalhada as informações de cada cordel como a imagem da capa, ano da publicação, resumo, tipo de imagem na capa, local da obra, editora, dentre outros.

Mais informações: 
 Biblioteca Átila Almeida
Av. das Baraúnas, 351 – Campus Universitário – Bodocongó
Prédio da Administração Central – 1º andar (Ala Oeste).
CEP: 58429-500 - Campina Grande/PB
http://biblioteca.uepb.edu.br/

Como citar essa postagem:
MEMÓRIAS DO CORDEL. Biblioteca Átila Almeida. Disponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com.br/2013/05/cordeltecas-6-biblioteca-atila-almeida.html>. Acesso em: dia Mês Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário