Cidades do Cordel #4 - Caruaru

Caruaru (Fonte: http://blogs.diariodepernambuco.com.br)

A cidade de Caruaru está localizada na região do Agreste de Pernambuco, há 130 km do Recife. A cidade é a mais populosa do interior do estado, e devido à sua importância regional, também é conhecida como "Capital do Agreste".

Caruaru recebeu o título da UNESCO de o maior centro de artes figurativas da América Latina. O principal mestre das artes figurativas da cidade foi Mestre Vitalino, artista que trabalhava com barro e que expôs suas peças dentro e fora do Brasil.

É em Caruaru que acontece uma das maiores feiras ao ar livre do mundo, a famosa Feira de Caruaru, tombada em dezembro de 2006 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio imaterial do Brasil.

A feira que surgiu há mais de 200 reúne centenas de barracas e uma grande variedade de produtos, destacando-se os objetos artesanais. E é na feira que Caruaru ganha um destaque especial para a história da literatura de cordel.

Por reunir visitantes de várias cidades e estados do nordeste, a Feira de Caruaru funciona como um disseminador da literatura de cordel, lá é possível adquirir cordéis desde os mais clássicos aos atuais. É lá que está localizado o Museu do Cordel.

 Olegário Filho no Museu do Cordel
(Fonte: http://museudocordel.blogspot.com.br/)

Fundado em 21 de agosto de 1999 pelo poeta cordelista Olegário Fernades, o Museu do Cordel tem um acervo bastante diversificado de xilogravuras, linogravuras, clichês, folhetos de cordel e uma máquina manual de imprimir cordéis de 1954. Na “piscina de cordéis” que consiste em um grande tabuleiro em forma de piscina, é possível encontrar cordéis clássicos como: A Chegada de Lampião no Inferno, O Pavão Misterioso e As Proezas de João Grilo. De acordo com Olegário Filho (Filho do cordelista Olegário Fernades) o acervo do Museu conta mais de 10 mil títulos de cordéis diferentes.

Olegário Fernandes da Silva, fundador do Museu do Cordel, nasceu em 29 de março de 1932 na Fazenda Boa Vista, em Caruaru. Olegário é considerado um dos maiores poetas de Caruaru. Seu primeiro folheto: “A História do Boi de Minas e As Carnes Contaminadas” foi publicado em 1956. Sua produção poética soma um total de 212 títulos, dentre os quais: O Exemplo do Menino Que Nasceu Com Duas Cabeças, O Homem da Cruz e O Desastre de Ludugero. Olegário faleceu em 03 de abril de 2002, vítima de ataque cardíaco.

Foi também em Caruaru que viveu o poeta paraibano Francisco Sales Arêda, que se mudou para a cidade em 1927. Arêda escreveu mais de 100 folhetos, dentre eles destaca-se "O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna", adaptado para o teatro por Ariano Suassuna. Arêda faleceu em 2005.

O Homem que Virou Bode 
(Fonte: Acervo Memórias do Cordel)

Outro grande nome que vive em Caruaru é José Soares da Silva, o Dila. Nascido no município de Bom Jardim, Pernambuco em 1937, mas que vive em Caruaru desde 1952. Dila é considerado um dos maiores xilógrafos da atualidade. Além de gravador, Dila é poeta, seus folhetos versam principalmente sobre os milagres do Padre Cícero e sobre Lampião. O poeta e xilógrafo mantêm no bairro de Nossa Senhora das Dores a "Artfolheto São José" uma rústica oficina gráfica onde imprimi seus folhetos e outras peças gráficas. A gráfica é um dos pontos de atração turística da cidade. Em 2 de maio de 2002, Dila foi um dos contemplados como Patrimônio Vivo de Pernambuco.

O São João de Caruaru é outro evento na cidade que reúne uma multidão de pessoas, a cidade que é considerada a capital do forró, sedia durante mais de 30 dias de festa, uma das maiores celebrações de São João do país, junto com Campina Grande.

Termino a postagem com essa bela composição de Jorge de Altinho sobre o São João de Caruaru e agradeço às pessoas que contribuiram para o enriquecimento dessa postagem

Mais informações:
Fundação Casa de Rui Barbosa 
Museu do Cordel
YouTube
Wikipédia

GASPAR, Lúcia. Dila [José Soares da Silva]. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 21 jun. de 2013.
 _____________. Feira de Caruaru. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 21 jun. de 2013.

Como citar essa postagem: 
MEMÓRIAS DO CORDEL. Cidades do Cordel #4 - Caruaru. Disponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com.br/2013/06/cidades-do-cordel-4-caruaru.html>. Acesso em: dia Mês Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário