Cordéis do Mundo #1 - Pliegos Sueltos

Pliego suelto do século XVI (Fonte: Biblioteca da Espanha)

Cordéis do Mundo é uma série de postagens em nosso blog sobre os cordéis em outros cantos do mundo. Vale destacar que o objetivo desta série é incitar a curiosidade de nossos leitores para que se aprofundem na pesquisa desses folhetos.

"Pliegos sueltos" ou "pliegos de cordel" é como são conhecidos os folhetos de cordel na Espanha. Eles surgiram logo após a invenção da prensa tipográfica de Gutenberg, século XVI.

Antonio Rodriguez-Monino, um dos mais renomados pesquisadores de pliegos sueltos, define:
Por pliego suelto se entiende, en general, un cuaderno de pocas hojas destinado a propagar textos literarios o históricos entre la gran masa lectora, principalmente popular.
(MONINO, 1970, p. 11)
A denominação “pliego de cordel” vem do fato de os pliegos (folhas) serem encadernados com cordão (cordel). Outra suposta origem está no fato dos folhetos serem expostos para a venda amarrados a cordões entre duas colunas, nas bancas de feiras populares.

O formato é muito semelhante aos folhetos brasileiros, consiste em uma folha de tamanho real dobrada duas vezes para formar oito páginas, caracterizando assim, folhetos com páginas múltiplas de oito (8,16 e 32 páginas).

 Capa e página interna de um pliego suelto (Fonte: Biblioteca da Espanha)

Os temas também possuem grande semelhança com os cordéis brasileiros, as obras abordavam notícias, relatos, resumos de obras famosas, milagres, romances, canções, orações, cânticos religiosos, etc.

Ainda de acordo com Monino:
"El pliego suelto es la fuente donde bebe el pueblo español sus conocimientos de la poesía, la novela y, a veces, la historia."
(MONINO, 1962, p. 10)
Os cegos foram personagens de fundamental importância para os pliegos sueltos, eles eram atribuídos pelo Rei como os responsáveis pela comercialização deste tipo de literatura e tinha uma espécie de irmandade onde organizavam, imprimiam, distribuíam e vendiam os pliegos. Haviam também os cantadores cegos que recitavam diferentes tipos de obras literárias nas principais praças das cidades. Seu guia vendia os folhetos na banca.

Os pliegos sueltos começaram a desaparecer lentamente em meados do século XIX, uma das principais razões foi o barateamento de livros e outras publicações, que acabaram minando o lugar destacado dos pliegos sueltos entre a grande massa da população.

Até onde pesquisei, há poucos exemplares de pliegos sueltos preservados, isso se deve muito à fragilidade desses folhetos e a pouca valorização dada a eles a parir do século XIX. Alguns exemplares podem ser vistos online no acervo da Biblioteca Nacional da Espanha.

Mais informações: 
Almanaque: Pliego de cordel, tradición oral, romancero
Biblioteca Nacional da Espanha
Literatura y Otros Mundos
Quadraquinta

ARMAS. A. Rumeu de. Historia de la previsión social en España: Cofradías, Gremios, Hermandades, Montepíos. Madrid. 1944.
MOÑINO, Antonio Rodriguez. Diccionario de Pliegos Sueltos Poéticos (Siglo XVI), Madrid: Castalia, 1970.
__________________________.Los pliegos poéticos de la colección del Marqués de Morbecq. Madrid: Joyas Bibliográficas, 1962.

Como citar essa postagem: 
MEMÓRIAS DO CORDEL. Cordéis do Mundo #1 - Pliegos Sueltos. Diponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com.br/2013/07/cordeis-do-mundo-1-pliegos-sueltos.html> . Acesso em: dia Mês Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário