Xilógrafos Nordestinos #4 - Stênio Diniz

Stênio Diniz (Fonte: Portal O Nordeste)

Filho de Maria de Jesus da Silva Diniz e neto do grande José Bernardo da Silva, Stênio Diniz estar no hall dos grandes xilógrafos nordestinos, colecionando inúmeras exposições por todo o país e no exterior.

José Stênio Silva Diniz nasceu em Juazeiro do Norte no ano de 1953. Desde pequeno, já trabalhava ajudando a família na Tipografia São Francisco juntando papel durante o dia e fazendo o acabamento dos folhetos (encadernagem, dobragem e encapagem) durante a noite.

Inspirado nas xilogravuras de Mestre Noza e Walderêdo Gonçalves, Stênio Diniz, aos 15 anos de idade, começou a fazer xilogravuras. Sobre o seu início na xilogravura, Stênio relata ao pesquisador Gilmar de Carvalho:
"Inclusive foi o Noza quem me deu a segunda madeira pra eu trabalhar, que a primeira eu tive que roubar da gráfica porque falaram 'Não, você não sabe fazer, vai estragar essa madeira' (...) Já imprimi e mostrei que eu tava com vontade e que fiz. Ah, bom, ai meu avô viu, já pediu que eu fosse no Noza arranjar madeira lá pra trabalhar. Noza arranjou e eu comecei a fazer. Até hoje.” (CARVALHO, 2010, p. 179)
Stênio redesenhou muitas capas que eram de clichês de metal em clichês de madeira como: Donzela Teodora, Chegada de Lampião no Inferno e Peleja de Riachão com O Diabo.

Capa redesenhada por Stênio Diniz (Fonte: www.casaruibarbosa.gov.br)

Além de fazer capas para folhetos, Stênio chegou a escrever folhetos e também a desenhar inúmeros rótulos e marcas, para empresas da região, em xilogravura. Cabe acrescentar que o artista chegou a talhar xilogravuras de grandes tamanhos com 50 cm, 60 cm, 90 cm. Sua produção de gravuras artísticas, para exposição em museus e galerias, ganharam grande destaque no cenário das artes plásticas.

Mais informações: 
Acorda Cordel
CARVALHO, Gilmar de. Memórias da xilogravura. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2010.

Como citar essa postagem: 
MEMÓRIAS DO CORDEL. Xilógrafos Nordestinos #4 - Stênio Diniz. Diponível em: <>. Acesso em: dia Mês Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário