O Homem que Engarrafava Nuvens


 O homem que engarrafava nuvens
(fonte: http://2.bp.blogspot.com/_vVKoPwsLGvY/S5FfUCXaJqI/AAAAAAAAAQU/zB4-ZSHoJLI/s400/foto_post_433.jpg)

O Homem que engarrafava nuvens é um documentário musical produzido em 2009 sobre a vida e a obra do compositor, advogado, deputado federal e criador das leis de direitos autorais, Huberto Teixeira, também conhecido como "O Doutor do Baião" pela autoria de clássicos populares como "Asa Branca".

O filme acompanha sua filha, Denise Dummont, numa viagem em busca de aprender mais sobre o pai. O documentário conta com a participação de grandes artistas como: Elba Ramalho, Gilberto Gil, Bebel Gilberto, Fagner, Zeca Pagodinho,Caetano Veloso. Luiz Gonzaga, Lenine, Maria Bethania, Cordel de Fogo Encantado, Chico Buarque, Sivuca, Carmélia Alvez e Rita Ribeiro.

Além do filme, é interessante destacar o seu site, que contém belas xilogravuras de J. Borges e está muito bem feito.


Sinopse:
Documentário relata a história do músico Humberto Teixeira, compositor e precursor da criação do Baião. Entre suas composições importantes clássicos como ''Adeus Maria Fulo'' e ''Asa Branca'', a segunda canção mais popular no Brasil. A sua subida ao estrelato nos anos 50 foi meteórica, mas foi eclipsada pelo seu parceiro, Luiz Gonzaga, o ícone que imortalizou suas canções e tornou-as mais conhecidas na cultura brasileira. Com a chegada da Bossa Nova, o Baião e Humberto Teixeira afundaram-se na obscuridade. Nas décadas seguintes, a sua música só era ocasionalmente registrada, por exemplo, em resposta à ditadura militar de 1964.

Direção e Roteiro: Lírio Ferreira

Mais informações sobre o documentário:
Site oficial

Blog
Adquira aqui

Como citar essa postagem: 
MEMÓRIAS DO CORDEL. O Homem que Engarrafava Nuvens. Disponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com.br/2011/10/o-homem-que-engarrafava-nuvens.html>. Acesso em: dia Mês Ano.