Cordeltecas #2 - Museu da Imagem e Som do Ceará


 Museu da Imagem e Som do Ceará
(Fonte: Museu da Imagem e Som do Ceará)

 O Museu da Imagem e do Som do Ceará, vinculado à Secretaria da Cultura, é responsável, desde sua fundação em 1980, pela preservação, difusão e pesquisa da memória audiovisual do Estado. Seu acervo conta com assuntos como: artes plásticas, artesanato, festas, folguedos, história, literatura de cordel, música, paisagens, personalidades e tipos característicos do Ceará.

Atualmente o acervo do MIS-CE é estimado em 150 mil peças entre discos de música brasileira e internacional (de 78, 45 e 33 e ½ rotações), CD’s, fitas de áudio, de rolo, cassete e micro-cassete, um acervo de imagem (fotografias cópia papel e digital) com imagens de Fortaleza Antiga, de outros municípios cearenses, de personalidades, festas e folguedos populares, artistas populares (cordelistas, artesãos, escultores, etc) cromos e negativos, filmes de diretores cearenses e registros de danças e festas da cultura popular tradicional (em diversos formatos como vídeos betacam, betamax,VHS e super VHS, DVD, H-8, películas de 16mm e 35mm, etc.), depoimentos de personalidades da história do Ceará, cordéis, partituras e muitos outros objetos que contam a história registrados em suportes audiovisuais. Além do acervo disponibilizado ao usuário, o MIS possui biblioteca especializada (em fase de reorganização), sala de projeção multimídia e espaços expositivos.

Acerca do cordel, o MIS-CE conta com um expressivo acervo de folhetos, entrevistas com personagens importantes da literatura de cordel e fotos da Tipografia São Francisco.

Museu da Imagem e do Som – MIS
Av. Barão de Studart, 410 – Meireles
Fone: (0xx85) 3101.1204 - 3110.1206
Visitas de segunda à sexta de 8h às 12h e de 13h às 17h

Mais informações sobre o MIS-CE:

Site
Acervo
Blog
Twitter

Como citar essa postagem: 
MEMÓRIAS DO CORDEL. Cordeltecas #2 - Museu da Imagem e Som do Ceará. Disponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com.br/2011/11/museu-da-imagem-e-som-do-ceara.html>. Acesso em: dia Mês Ano.