Carnaval 2012 e o Cordel

Desfile do Salgueiro (Fonte: http://farm8.staticflickr.com/7040/6914304373_f3902b1afe_b.jpg 

 Neste carnaval de 2012 tivemos a presença da cultura nordestina no desfile de duas escolas de samba, a Salgueiro e a Unidos da Tijuca. Coincidência ou não, as duas escolas terminaram nas duas primeiras posições na classificação geral do desfile das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro. Neste post falo sobre o desfile da segunda colocada, a Acadêmicos do Salgueiro.

A escola de samba G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro, fundada em 05 de março de 1953. A escola se apresentou na noite de 20 de fevereiro com o tema: Cordel Branco Encarnado. Quanto à apresentação, a Salgueiro esteve muito bem, fantasias muito bem trabalhadas, uma bateria muito animada e carros muito belos.

Apesar de ter terminado em segundo lugar na classificação geral, a escola, em nossa opinião, pecou nos aspectos históricos da história do cordel. Foram usados muitos clichês, como cangaceiros e chapéus de couro, e foram esquecidos por exemplos, Leandro Gomes de Barros (o maior poeta do cordel) e a própria xilogravura, que até apareceu, mas timidamente. Outra coisa que pouco vi, foram folhetos de cordel, acredito que muita gente que assistiu o desfile, continuou sem saber o que é um folheto de cordel.

Quanto à letra do samba, deixo as mesmas críticas, como vi algumas pessoas comentarem: "Disse muito, mas não falou nada", ou seja, usou várias expressões, algumas nomes como Antônio Conselheiro, o Pavão Misterioso, mas esqueceu de citar a importância da Xilogravura para o cordel e de Leandro Gomes de Barros.

Apesar disso, é sempre importante ver a Literatura de Cordel aparecendo em rede nacional, a ideia de apresentar essa literatura no carnaval do Rio foi muito feliz, e não foi à toa que a escola terminou o desfile em segundo lugar. Parabéns à Salgueiro e à cultura nordestina que mais uma demonstrou a sua riqueza para todo o País.

Mais informações:
G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro
Fotos do desfile

Como citar essa postagem: 
MEMÓRIAS DO CORDEL. Carnaval 2012 e o Cordel. Disponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com.br/2012/02/carnaval-2012-e-o-cordel.html>. Acesso em: dia Mês Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário