Baile Perfumado

Cartaz do Filme  (Fonte: http://www.historianet.com.br ) 

Baile Perfumado é um filme de Paulo Caldas e Lírio Ferreira produzido no ano de 1997, conheci o filme há pouco tempo e resolvi trazer para vocês. A história gira em torno do libanês Benjamin Abrahão que tem a ousada ideia de filmar Lampião e todo o bando. Ele busca apoio financeiro de coronéis da região e também do próprio Lampião, com o argumento de um bom retorno financeiro com a comercialização das imagens. (Em alguns momentos do filme, são mostradas as imagens originais feitas por Abrahão).

Trailer do Filme

O filme apresenta em, alguns momentos, um Lampião bem diferente do que estamos acostumados. Logo no início temos Lampião indo ao cinema com Maria Bonita, em outros momentos, podemos ver o cangaceiro tomando uísque e passando perfume francês. Aliás, a origem do nome “Baile Perfumado” vem justamente do fato de Lampião e o seu bando tomarem “banho” de perfume francês para irem aos bailes no sertão. A trilha sonora é um espetáculo à parte, conta com Chico Science, Fred Zero Quatro (Mundo Livre S/A) e Lúcio Maia (Nação Zumbi). Abaixo apresento o clipe da música Sangue do Bairro que apresenta cenas do filme.

Chico Science & Nação Zumbi - Sangue do Bairro

Um fato curioso é que as imagens foram apreendidas pela ditadura do Estado Novo, e só foram recuperadas no início dos anos 60 pelo cineasta Paulo Gil Soares e o produtor Thomas Farkas, que em 1965, realizaram o curta-metragem “Memória do Cangaço”.

Prêmios e Indicações:
1996 - Festival de Brasília (Melhor filme, melhor cenografia e melhor ator coadjuvante para Aramis Trindade).
1997 - Festival de Havana (Melhor cartaz).
1998 - Prêmio APCA - (Melhor trilha sonora e melhor ator coadjuvante para Luiz Carlos Vasconcelos).

Ficha Técnica
Ano de produção:1997
Gênero: Drama
Duração: 90 minutos
Direção: Paulo Caldas e Lírio Ferreira
Roteiro: Paulo Caldas, Lírio Ferreira e Hilton Lacerda
Elenco:
Duda Mamberti (Benjamin Abrahão)
Luiz Carlos Vasconcelos (Lampião)
Aramis Trindade (Tenente Lindalvo Rosas)
Chico Díaz (Coronel Zé de Zito)
Jofre Soares (Padre Cícero)
Cláudio Mamberti (Coronel João Libório)

Como citar essa postagem: 
MEMÓRIAS DO CORDEL. Baile Perfumado. Disponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com.br/2012/12/baile-perfumado.html>. Acesso em: dia Mês Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário