Cidades do Cordel #3 - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (Fonte: Wikimedia)

Hoje na série de postagem “Cidades do Cordel” vamos falar do Rio de Janeiro, para quem acha que a cidade carioca é apenas a terra do samba, ela também é uma cidade do cordel. Ao longo dessa postagem vamos mostrar equipamentos culturais e eventos cariocas dedicados a esta arte.

Vamos começar falando da tradicional Feira de São Cristóvão, considerada um pedaço do Nordeste no Rio. A Feira funciona desde 2003 dentro do Pavilhão de São Cristóvão e é composta por cerca de 700 barracas que oferecem diversas opções da cultura nordestina: culinária típica, artesanato, trios e bandas de forró, dança, cantores, poetas populares, repente e literatura de cordel. A feira atrai cerca de 450 mil visitantes por mês, entre turistas e cariocas e foi declarada em 2010 Patrimônio Cultural Imaterial do País. Encontrar folhetos de cordel à venda na feira é uma tarefa fácil, há folhetos sobre os mais variados temas.

Estande de Cordel Móvel (Fonte: Literatura e Rio de Janeiro)

É também na feira que podemos encontrar Mestre Azulão, um dos maiores poetas vivos da literatura de cordel e que está sempre aos domingos na Feira com sua banca de cordel, vendendo e declamando no alto falante e sempre tem boas histórias para contar. A barraca do poeta fica ao lado da entrada Padre Cícero.

O xilógrafo Erivaldo Ferreira é outra personalidade na Feira de São Cristóvão. Erivaldo pode ser encontrado aos sábados e domingos, fazendo demonstrações de suas xilos e recebendo encomendas de trabalhos.

A Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) também é outro equipamento cultural importante com sede no Rio de Janeiro, ela foi fundada em 7 de setembro de 1988. Atualmente, o corpo acadêmico da ABLC conta com 40 cadeiras de membros efeitos e é presidida pelo poeta Gonçalo Ferreira da Silva. A cordelteca da instituição conta com um acervo de aproximadamente 13 mil folhetos de cordel. A ABLC é uma instituição com uma história muito rica e posteriormente farei uma postagem mais detalhada sobre ela.

Vale informar também que uma vez por mês, sempre no terceiro sábado de cada mês das 16h às 18h acontece uma plenária aberta ao público reunindo poetas, cantadores e visitantes, a entrada é franca.

Academia Brasileira de Literatura de Cordel (Fonte: Globo.com)

Falando em acervos de cordéis, o Rio conta com outra instituição que tem um acervo riquíssimo, a Fundação Casa de Rui Barbosa que tem um acervo de mais de 9.000 folhetos e já foi tema de postagem aqui no blog. A Fundação Biblioteca Nacional também é outra importante instituição detentora de acervo de cordéis e que desde 2011 vem realizando a campanha Literatura de Cordel na BN visando à construção de um acervo de cordéis na Instituição.

E você sabia que foi uma editora carioca a primeira a publica folhetos de cordel com capas coloridas? Essa editora foi a Livraria H. Antunes que já na década de 1940 publicava folhetos com capas coloridas, antecipando-se a editora Prelúdio famosa por seus cordéis coloridos, mas que só começaram a ser publicados em 1952.

Cordel da Livraria H. Antunes (Fonte: Cordel Atemporal)

Por último e não menos importante, destaco o trabalho do meu amigo Victor Garcia, que me ajudou no levantamento de informações para essa postagem. Victor vem escrevendo cordéis relacionados a temas e personagens cariocas como Zeca Pagodinho, Jorge Benjor, Jovelina Pérola Negra, Arlindo Cruz e outros. Ele está sempre pelas rodas de samba do Rio de Janeiro, divulgando e vendendo os folhetos. Vale a pena acompanhar o seu blog Quintal do Lobisomem.

Quintal do Lobisomem (Fonte: Quintal do Lobisomem)

Mais Informações:
FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO
R. Campo de São Cristóvão - São Cristóvão, Rio de Janeiro
Fone: (21) 2580-0501 / (21) 2580-5335
Entrada de terça a quinta: Grátis; de sexta a domingo e feriados: R$3,00
Funcionamento: Terça a quinta das 10:00h às 16:00h; Sexta das 10:00h às 22:00h de domingo.
www.feiradesaocristovao.org.br

ACADEMIA BRASILEIRA DE LITERATURA DE CORDEL
Rua Leopoldo Fróes, 37 - Santa Teresa, Rio de Janeiro
Fone: (21) 2232-4801
http://www.ablc.com.br

FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA
Rua São Clemente, 134 - Botafogo, Rio de Janeiro
Fone: (21) 3289-4600
http://www.casaruibarbosa.gov.br/

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL
Av Rio Branco, 219 - Centro, Rio de Janeiro
Fone: (21) 3095 3879
http://www.bn.br/portal/

Fontes:
Blog Estadão
Cordel de Saia
Governo do Rio
Literatura & Rio de Janeiro
Museus do Rio
Rio de Janeiro Aqui
TV Escola
WikiRio

Como citar essa postagem: 
MEMÓRIAS DO CORDEL. Cidades do Cordel #3 - Rio de Janeiro. Disponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com/2013/04/cidades-do-cordel-3-rio-de-janeiro.html>. Acesso em: dia Mês Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário