Cordeltecas #7 - Fundação Memorial Padre Cícero

Fundação Memorial Padre Cícero (Fonte: Wikimedia.org)

A Fundação Memorial Padre Cícero é uma instituição que tem por objetivo resgatar e preservar a memória cultural e histórica de Juazeiro do Norte e do Padre Cícero Romão Batista. A Fundação foi criada em 22 de julho de 1988, ainda sob o nome de Fundação Juazeiro do Norte, vindo a receber a atual denominação em 20 de março de 1993.

A Instituição é composta de três espaços principais: Museu, Biblioteca e Auditório, que funcionam de forma integrada. Seu auditório é utilizado com frequência em eventos, congressos, simpósios, etc., e tem capacidade para 350 pessoas sentadas.

O museu da Fundação Memorial Padre Cícero possui um rico acervo referente ao Padre Cícero, o espaço é composto de fotografias históricas, objetos religiosos e de uso pessoal do Padre, além de 10 quadros temáticos, óleo sobre tela, do Pintor Marcus Jussier que retratam a trajetória religiosa e também política do Patriarca de Juazeiro, e um 11º quadro do mesmo artista que apresenta o Padre Cícero em seu tamanho original (1,65m).

Outra parte do rico acervo da instituição está localizada na Biblioteca temática Padre Cicero, criada junto à Fundação em 1988, a biblioteca reúne um expressivo acervo de cerca de 1600 livros, 2 mil jornais, 1 mil fotografias históricas e aproximadamente 1500 cordéis de diversos autores. Dentre o acervo de jornais, está a coleção do jornal O Rebate, primeiro jornal da cidade e importante veículo de luta pela emancipação política, da então vila de Juazeiro, em relação ao município do Crato, o jornal também foi o primeiro veículo impresso da cidade a estampar xilogravuras em suas páginas.

A Fundação funciona de segunda à sexta das 07:00h às 11:30h e das 13:30h às 17:30h, e nos sábados e domingos das 07:30h às 17:30 (sem fechar para o almoço). No dia 20 de cada mês, por conta da missa do Padre Cicero celebrada às 6h da manhã na Capela do Socorro (em frente ao Museu), a fundação abre meia hora antes (07:00h) e fecha às 17:00h, para que os fiéis tenham a oportunidade de visitar o museu na saída da celebração, antes de retornarem às suas cidades. A entrada é gratuita.

Fica aqui a nossa sugestão a quem for à Juazeiro do Norte, não deixe de visitar a Fundação Memorial Padre Cícero.

Mais informações: 
Fundação Memorial Padre Cícero
Praça do Cinquentenário, Bairro do Socorro, Juazeiro do Norte.
Fone: (88) 3511-4487
Facebook

Como citar essa postagem: 
MEMÓRIAS DO CORDEL. Cordeltecas #7 - Fundação Memorial Padre Cícero. Diponível em: <>. Acesso em: dia Mês Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário