Cuíca de Santo Amaro

Cuíca de Santo Amaro (Fonte: oliveiradimas.blogspot.com.br)
Cuíca de Santo Amaro deixa um legado picante e irônico da vida baiana, versos como vísceras de uma cidade emprenhada de preconceitos e hipocrisia. Sua obra abrangente e variada é como um jornal do povo, o melhor da tradição jornalística da literatura popular.
Fonte: Site Oficial do Filme
Cuíca de Santo Amaro é um documentário dirigido por Joel Almeida e Josias Pires. Realizada a partir de relatos orais de 50 pessoas que tiveram algum tipo de contato com Cuíca e de cerca 300 folhetos de cordel, a obra cinematográfica é fruto dos estudos feitos por Edilene Matos, Mark Curran e de precisas indicações do poeta Carlos Cunha.

No filme, Cuíca é vivido pelo ator Roberto Ferreira, que criou personagem famosa da Bahia de Cuíca, conhecida como Zé Coió. Durante o filme são apresentados fragmentos da trajetória de vida do poeta através de relatos de familiares, intelectuais e populares que conheceram e viram as performances de Cuíca em Salvador e no Recôncavo Baiano.

As filmagens do documentário ocorreram entre abril de 2008 e janeiro de 2011 na cidade de Salvador e na região do Recôncavo da Bahia. Para a sua realização foram pesquisados os acervos da Fundação Pierre Verger, Biblioteca Mário de Andrade, Fundação Casa de Jorge Amado, Instituto Lina Bo Bardi, Academia de Letras da Bahia, Biblioteca Central dos Barris, Irdeb, entre outros.


Trailler do Documentário

Cuíca de Santo Amaro
José Gomes, mais conhecido como Cuíca de Santo Amaro, nasceu no dia 19 de março de 1907 em Salvador/BA.  Poeta, Cordelista e Trovador, Cuíca produziu cerca de mil folhetos entre os anos de 1930 e 1963.

Cuíca de Santo Amaro foi considerado como o maior o trovador da Bahia por Jorge Amado, que fez dele personagem dos romances Pastores da Noite e A Morte e A Morte de Quincas Berro D’Água, de acordo com o escritor:
"Cuíca de Santo Amaro é uma organização: escreve seus versos, manda imprimi-los, desenha ele mesmo os cartazes de propaganda que conduz sobre os ombros, vende folhetos com os poemas e canta os melhores versos para atrair a freguesia” 
Cuíca faleceu no dia 23 de janeiro de 1964. Deixaremos mais detalhes da vida do cordelista para quem for apreciar o documentário.

Ficha Técnica:
Direção – Joel de Almeida e Josias Pires
Produção Executiva – Adler Paz, Bau Carvalho e Lula Oliveira
Direção de Arte – Ian Sampaio
Montagem – Bau Carvalho
Direção de Produção – Luciana Freitas e Marise Berta
Direção de Fotografia – Paulo Hermida
Direção Musical – Tuzé de Abreu
Som direto – Rodrigo Alzueta e Napoleão Cunha
2012 – 75 minutos

Mais informações:
Site Oficial do Filme
Facebook Oficial
Blog Oficial
Portal do Cordel

Como citar essa postagem: 
MEMÓRIAS DO CORDEL. Cuíca de Santo Amaro. Diponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com.br/2013/11/cuica-de-santo-amaro.html>. Acesso em: dia Mês Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário