Banda Cordel do Fogo Encantado


Integrantes da banda (fonte: http://www.revistaogrito.com)

Como prometido há uns meses atrás, apresento aqui a banda Cordel do Fogo Encantado, formada por: José Paes de Lira (Voz), Clayton Barros (Violão), Emerson Calado (Percussão) Rafa Almeida (Percussão) e Nego Henrique (Percussão).

O Cordel do Fogo Encantado foi um grupo musical fundado em Arcoverde (PE). No seu início, ano de 1997, o grupo formado apenas por três integrantes, era voltado para o teatro. O espetáculo "Cordel do Fogo Encantado" era basicamente de poesia, e a música tinha uma função de ligação entre essa poesia.

Foi em 1999, no carnaval de Recife, que a banda começou a ganhar um caráter de espetáculo musical. A percussão dos tambores de culto-africano foi incorporada ao espetáculo. Depois da apresentação nesse carnaval, o grupo passou a ser conhecido nacionalmente e recebeu elogios da crítica.


O som da banda era uma fusão de 
ritmos como ReisadoToréSamba de Côco e o Afro. Soma-se à isso, as poesias declamadas por Lirinha (Vocalista da banda) durante os espetáculos.

Infelizmente, a banda acabou em fevereiro de 2010. A razão de acordo com Lirinha foi a sua "necessidade de trilhar novos caminhos". Durante esses 13 anos de carreira (contando a época que o grupo tinha um caráter mais teatral) foram 3 álbuns e 1 DVD lançados: Cordel do Fogo Encantado (2002), O Palhaço Do Circo Sem Futuro (2003), 
MTV Ao Vivo (2005) e Transfiguração (2006).

Entre os prêmios conquistados pela banda estão o de banda revelação pela APCA (2001) e os de melhor grupo pelo BR-Rival (2002), Caras (2002), TIM (2003), Qualidade Brasil (2003) e o bi-campeonato do Prêmio Hangar (2002 e 2003).


Seguem abaixo dois vídeos do DVD da banda gravado em São Paulo, cabe ressaltar que estes vídeos apresentados aqui são de origem YouTube:

Tempestade

Boi Luzeiro

Mais informações:
Breve histórico
Letras
Apresentação e entrevista com o grupo em 2005

Como citar essa postagem: 
MEMÓRIAS DO CORDEL. Banda Cordel do Fogo Encantado. Disponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com.br/2012/01/banda-cordel-do-fogo-encantado.html>. Acesso em: dia Mês Ano.