Xilógrafos de Juazeiro

Capa do livro Xilógrafos de Juazeiro (Fonte: Acervo Memórias do Cordel)

Xilógrafos de Juazeiro é um livro de Geová Sobreira publicado pela Fundação Astrogildo Pereira e que já está na sua segunda edição.

A obra apresenta a coleção de tacos e xilogravuras de Geová Sobreira. Seu acervo é composto de obras dos artistas Mestre Noza, João Pereira da Silva, Antônio Batista da Silva, Walderêdo Gonçalves, Damásio Paulo e Manoel Santeiro. Essas peças representam a primeira fase da xilogravura na cidade e foram recolhidas ao longo dos anos que Sobreira conviveu com os artistas locais que frequentavam a gráfica de sua família, a Tipografia Sobreira, que funciona até os dias de hoje. Atualmente o acervo está localizado na sua casa em Brasília e já foi exposto em 2012 pelo Museu do Ceará.

Além da coleção, a obra é uma importante referência para quem pesquisa a xilogravura de Juazeiro do Norte, pois há textos de Sobreira e Eduardo Diatahy sobre a relação dessa arte com o cordel, o início com mestre Noza, a sua importância para a Tipografia São Francisco e como que ela foi sendo valorizada, se tornando um objeto de arte a partir da década de 1960.

Para quem mora em Fortaleza-CE, é possível adquirir o livro no Museu do Ceará localizado no centro, pelo valor acessível de 30,00. Para quem mora fora da cidade, indico a pesquisa no site Estante Virtual, onde a obra está à venda.

Mais informações:
Xilógrafos de Juazeiro
Autor: Geová Sobreira
Fundação Astrogildo Pereira, 2007, 2ª Edição

Como citar essa postagem: 
MEMÓRIAS DO CORDEL. Xilógrafos de Juazeiro. Disponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com.br/2013/01/xilografos-de-juazeiro.html>. Acesso em: dia Mês Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário