O Padre Cícero Que Eu Conheci

O Padre Cícero Que Eu Conheci (Fonte: Acervo Memórias do Cordel )

“O Padre Cícero Que Eu Conheci: Verdadeira História de Juazeiro do Norte” de Amália Xavier de Oliveira é uma leitura obrigatória para quem vai pesquisar sobre a história de Juazeiro do Norte e do Pe. Cícero. Amália conta detalhadamente todos os fatos relevantes para a história da cidade.

A autora conta a história da cidade desde o início de seu povoamento quando ainda era habitada pelos índios Cariris e a partir daí a história da cidade vai se desenvolvendo, passando pela Fazenda Tabuleiro Grande, a construção da capela de Nossa Senhora das Dores e a chegada do Pe. Cícero.

Com a chegada do Padre ao pequeno povoado em 1872, podemos dizer que o livro chega à sua segunda parte, onde a autora vai relatar a importância desse Reverendíssimo para o desenvolvimento do povoado que em 22 de julho de 1911 se emancipou, tendo o Pe. Cícero como seu primeiro prefeito.

Cabe destacar todo o cuidado, a riqueza de fontes históricas e detalhes que a autora utilizou para contar os fatos ocorridos em 1889, conhecidos popularmente como “Milagres do Juazeiro”. Onde a beata Maria Araújo teve a sua hóstia transformada em sangue após comungar. Assim como são ricos os detalhes desse ocorrido, também são ricos os detalhes da vida do Pe. Cícero, Amália apresenta vários fatos de sua vida, além de transcrever trechos de diversas cartas trocadas entre o referido Padre e membros da Igreja que negavam o ocorrido em 1889.

A autora também relata sobre a chegada do Dr. Floro Bartolomeu, sua importância para a política na cidade e a Revolução de 1914 que depôs o então governador do Ceará Cel. Marcos Franco Rabelo e suas seguintes consequências. Outro ponto importante da obra é o relato de Amália sobre a economia do Cariri, sua organização administrativa, judiciária e religiosa.

No final da obra temos uma valiosa relíquia da história de Juazeiro, a transcrição completa da carta de Pe. Cícero ao Bispo D. Joaquim relatando todos os detalhes do ocorrido em 1889 com a beata Maria Araújo.

Como já disse no início da postagem, esse livro é uma leitura obrigatória para quem vai pesquisar sobre a história de Juazeiro do Norte e do Pe. Cícero. Infelizmente ele está esgotado nas livrarias, pois foi publicado há muito tempo, porém, pode ser encontrado em sebos pela internet.

Mais informações:
O Padre Cícero Que Eu Conheci: Verdadeira História de Juazeiro do Norte
Autora: Amália Xavier de Oliveira
Fundação Joaquim Nabuco: Editora Massangana, 1982, 3ª Edição

Como citar essa postagem: 
MEMÓRIAS DO CORDEL. O Padre Cícero Que Eu Conheci. Disponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com/2013/04/o-pe-cicero-que-eu-conheci.html>. Acesso em: dia Mês Ano.

Um comentário:

ROGÊ VENANCIO disse...

Seria interessante disponizar o livro em pdf.

Postar um comentário