Memória de Lutas: Literatura de Folhetos do Nordeste (1893-1930)

Memória de Lutas: Literatura de Folhetos do Nordeste (1893-1930) 
 (Fonte: Skoob)

Memória de Lutas: Literatura de Folhetos do Nordeste (1893-1930) é resultado da dissertação de mestrado de Ruth Terra Lemos apresentada em 1978 à FFLCH da USP, que foi ampliada e publicada sob a forma de livro em 1979. Desde sua publicação, a obra se tornou leitura obrigatória entre os estudiosos do assunto.

O livro é dividido em duas partes, onde ambas, estão compreendidas entre os anos de 1893 a 1930. A primeira parte trata mais especificamente sobre a história da literatura de cordel no Brasil durante esse período. A segunda parte trata da abordagem dos folhetos acerca do cangaço e as revoltas populares no Nordeste. Vamos aprofundar mais em cada uma delas?

A primeira parte do livro, intitulada "Formação, Autores e Temas", é composta por três capítulos. No primeiro, Ruth Terra explana sobre a produção dos folhetos, comercialização, tiragens, os preços e como se caracterizava o público consumidor da literatura de cordel nesse período. No segundo capítulo, o mais importante em nossa opinião e fonte para algumas postagens, é apresentada uma resumida biografia dos poetas que foram os pioneiros na publicação de cordéis no país: Leandro Gomes de Barros, Chagas Baptista, João Martins de Athayde, João Melchíades e João Adão. No terceiro e último capítulo dessa parte são apresentadas as várias temáticas abordadas pelos folhetos da época.

A segunda parte "Cangaço: Crônica e Imaginário" também é composta por três capítulos e nela, Ruth Terra analisa como os poetas da época, principalmente Leandro Gomes de Barros e Chagas Baptista, abordavam diversos temas importantes para a região Nordeste. No primeiro, Ruth analisa como eram retratados os cangaceiros Antônio Silvino e Lampião. No segundo, os temas em destaque são As Salvações no Norte e a Sedição de Juazeiro. No terceiro e último capitulo é abordado sob a ótica dos poetas populares, o coronelismo e as carestias da região.

Infelizmente o livro não está mais à venda nas livrarias e só pode ser encontrado em sebos. Mas fica aqui a nossa indicação.

Mais informações: 
Memória de Lutas: Literatura de Folhetos do Nordeste (1893-1930)
Ruth Brito Lemos Terra
São Paulo: Global Ed., 1983.

Como citar essa postagem: 
MEMÓRIAS DO CORDEL. Memória de Lutas: Literatura de Folhetos do Nordeste (1893-1930). Diponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com.br/2013/08/memoria-de-lutas-literatura-de-folhetos.html>. Acesso em: dia Mês Ano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma das poucas obras sérias sobre a Literatura de cordel. Recomendo a todos. zepaulocordel.

Postar um comentário