O Maior São João do Mundo

São João de Campina Grande (Fonte:www.clickpb.com.br)
"Grande festa nordestina,
forró a cada segundo,
vamos fazer em campina
o maior São João do mundo!
"
Ronaldo Cunha Lima (Ex-Prefeito de Campina Grande)
É em Campina Grande, na Paraíba, a 135 quilômetros de João Pessoa, que acontece “O Maior São João do Mundo”. A festa que já virou patrimônio do povo paraibano completa em 2013 trinta anos de festividade e se orgulha de reunir mais de 2 milhões de visitantes.

Os números do maior São João do mundo são impressionantes, durantes os 31 dias de festa se apresentam mais de 200 quadrilhas juninas, as atrações musicais somam mais de 400, além de mais de 300 barracas e 50 lojas de artesanato espalhadas pelos 42,5 mil metros quadrados de área do Parque do Povo.

Já na década de 1930, se comemorava o São João em Campina Grande, artistas famosos se apresentavam na cidade, como: Jackson do Pandeiro e Genival Lacerda.

A primeira edição do “Maior São João do Mundo” aconteceu em 1983, por iniciativa do então prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima, que vendo o potencial das festividades, resolveu concentrar as festas no centro e aumentar a participação do povo.

O evento é realizado no Parque do Povo desde a sua primeira edição. Vendo o sucesso das festividades, Ronaldo Cunha fez reformas no Parque ampliando e modernizando o espaço. Com o passar do tempo, foram aparecendo as comidas típicas, o artesanato, os palcos e as quadrilhas.

O Expresso do Forró é uma das atrações mais famosas do evento, ele consiste em um passeio de trem que acontece nos finais de semana e que leva seus passageiros até o distrito de Galante, um lugarejo onde o turista pode apreciar as quadrilhas juninas, comidas típicas e dançar um forró pé de serra.

Apresentação de Quadrilhas (Fonte:www.campinaonline.com.br)

Outras importantes atrações são:
- O Sítio São João, que consiste em um cenário rural de 800 metros quadrados que retrata o passado no interior nordestino com Igreja, bodega, casa de farinha e outras edificações;
- A Vila Nova da Rainha, uma reprodução da época em que Campina Grande ainda era uma vila, são 15 casinhas, uma igreja e um coreto, lá é possível comprar artesanato de todos os tipos e também desfrutar das brincadeiras tradicionais como o pau-de-sebo, corrida de saco, burreata, adivinhações e corrida de jegue;
- A Cidade Cenográfica, que contém réplicas como a da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande e do Cassino Eldorado;
- As Ilhas de Forró que são uma parada obrigatória para quem gostar de dançar forró, ao todo, são 5 ilhas de forró distribuídas por todo o Parque;
- A Fogueira Cenográfica que consiste em uma fogueira gigante de 20 metros de altura e é construída a partir de cola, poliuretano, tecido, dentre outros.

Para os casais que ainda não se casaram, “O Maior São João do Mundo” oferece também uma oportunidade de matrimônio. Durante o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, são realizadas dezenas de casamentos conjuntos, para pessoas que não tem poder aquisitivo para realizá-lo.

Durante o dia de São João, acontecem as melhores atrações do festival, além de mais de 10 minutos de queima de fogos. Lembrando que em 2013, o São João de Campina grande acontece entre os dias de 7 de junho à 7 de julho.

Mais informações:
Click PB
São João de Campina Grande
TV Uol
Wikipedia

Como citar essa postagem:
MEMÓRIAS DO CORDEL. O Maior São João do Mundo. Disponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com.br/2013/06/o-maior-sao-joao-do-mundo.html>. Acesso em: dia Mês Ano.

Um comentário:

Anônimo disse...

hoje faz 30 anos
30 anos de são joão
vamos curti juntos
com muita emoção

Postar um comentário